sábado, 24 de outubro de 2009
Marco Oliveira (LabCom) - "Notícias para dispositivos móveis"
O sexto interveniente, Marco Oliveira, da LabCom trouxe-nos um paper sobre “Notícias para dispositivos móveis: Aplicações web e nativas".
Na sua abordagem ao tema, destaca-se a apresentação de uma sinergia entre a informação e a tecnologia.
A palestra foi apresentada em três parâmetros: Motivação, Problemas e Aplicações.
No quadro da motivação, foi reforçada a ideia, de que deve haver uma forte adaptação da portabilidade Web com a mobilidade que os dispositivos moveis apresentam, diminuindo assim o custo do download através da computação nativa.
No quadro dos problemas, Marco Oliveira destaca que a aplicação da tecnologia Desktop para dispositivos moveis poderá ser condicionada pela dimensão dos mesmos.
Tirar partido de factores como GPS, banda larga e plataformas de conteúdos multimédia, tais como, o vídeo, o som e a fotografia tornam-se numa obrigação, afim de melhorar a informação para o utilizador.
Marco Oliveira afirma ainda que os telemóveis “mudaram a vida das pessoas no panorama da navegação Web”, dando como exemplo uma subida de 25% de novos utilizadores desta realidade, nos E.U.A.
A funcionalidade das aplicações desktop e mobile obedecem aos mesmos parâmetros em termos de funcionalidade e organização, tais como a estrutura e formatos, sendo o caso do arquivo uma excepção.
No caso de web mobile e aplicações nativas, é de destacar algumas diferenças, tais como a instalação da aplicação no próprio dispositivo (aplicações nativas), melhorando o desempenho do equipamento.
Como conclusão, Marco Oliveira afirma que a interacção com a notícia deve ser feita de forma diferenciada para os conteúdos moveis, sendo a adaptação contextual uma prioridade.
Também se pretende uma maior exploração das capacidades dos dispositivos móveis e uma sensibilização dos profissionais de informação afim de adaptarem os seus conteúdos a esta nova realidade.
Interrogado sobre projectos de futuro, o orador referiu a criação de um sistema de notificação e distribuição de noticias semelhante ao SMS, assim como novas plataformas de comunicação nativa, tais como a introdução do modo “falar” e do resumo automático de informação.
Ruben Almeida
Anexos :
http://www.labcom.pt/ficheiros/n4md-encontros-labcom-2009.pdf
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário