sábado, 24 de outubro de 2009

"O acesso e a recolha de informação em mobilidade"


“O telemóvel é um centro de acesso à informação que está no bolso”. As palavras são de Rita Teixeira, da TMN, que falou sobre "O acesso e a recolha de informação em mobilidade". A responsável centrou a sua apresentação em dois eixos fundamentais: consumo e produção. A responsável lembrou a existência de uma série de serviços à disposição do cliente e um acesso cada vez maior a este tipo de conteúdos.
A participação no 1º Encontro da Montanha foi para Rita Teixeira uma oportunidade para quebrar alguns mitos como a necessidade de um telemóvel caro para poder aceder à Internet e o custo elevado na compra de conteúdos. “No portal da TMN o cliente tem acesso a uma série de serviços que não vai ter que pagar”, explicou.
Segundo Rita Teixeira regista-se um crescimento no volume de utilização e com isso crescem também os conteúdos disponibilizados. A responsável considera que com o surgimento de equipamentos com funcionalidades cada vez mais avançadas surge também a necessidade de novas soluções de dados e tarifários. “Com a evolução da tecnologia desce o preço dos equipamentos, por isso temos hoje smart phones a preços bastante competitivos”, refere.
A descida de preços ao nível das comunicações constitui, para Rita Teixeira uma oportunidade de democratizar o acesso à Internet através do telemóvel. “No caso da TMN, a banda larga móvel já tem mais clientes que a banda larga fixa”.
A responsável da operadora móvel com maior número de clientes em Portugal sublinhou a importância de todos os cidadãos terem a possibilidade de publicar e produzir informação a qualquer hora e em qualquer lugar. Rita Teixeira referiu como exemplo a interacção com o Twitter através de uma simples SMS, e o lançamento recente da app store da TMN.
Num momento em que as fontes de informação se multiplicam não são só os amadores que têm novas possibilidades ao nível da produção informativa, também os profissionais podem “produzir um jornalismo mais rico, com fotos e vídeos produzidos no momento, e possibilidade de disseminação em várias plataformas”.
Catarina Rodrigues

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