segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dr João Canavilhas

Curriculum

Licenciado em Comunicação Social pela UBI e doutorado pela Universidade de Salamanca, João Canavilhas é professor na Universidade da Beira Interior. Para além da actividade docente, é director do URBI, o primeiro jornal online universitário em Portugal, coordenador dos canais de rádio e televisão da UBI e investigador no Labcom – Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line. (classificação FCT: Muito Bom) O seu trabalho de investigação centra-se em vários aspectos das novas tecnologias da comunicação, nomeadamente na sua relação com o jornalismo e a política.

Resumo

Novos Jornalismos e Deliberação: a voz aos cidadãos

A descrença nos políticos e a ideia de que a sua opinião só conta nos actos eleitorais têm vindo a afastar os cidadãos da discussão pública, afectando a qualidade das democracias. Esta tendência que se tem vindo a acentuar nos últimos anos só pode ser revertida se, tal como defende Barnett (1997), existir informação fidedigna que permita aos cidadãos uma melhor compreensão das questões em discussão, a possibilidade dos cidadãos acederem a espaços de debate público, a participação em organizações que lhes permitam ter uma intervenção política entre actos eleitorais e a possibilidade de comunicar com os eleitos.
Neste cenário emerge a importância fundamental dos meios de comunicação como canal privilegiado na distribuição de informação fidedigna, mas também como um espaço aberto onde os cidadãos podem veicular a sua opinião, respondendo a perguntas dos jornalistas, ou publicando textos, no entanto a realidade parece ser algo diferente. A delicada situação económica vivida nos meios de comunicação social está a limitar a sua acção, pelo que os cidadãos procuram novos canais de informação onde a sua voz conta. Os jornais na Web, com espaços de comentários e fácil distribuição para redes sociais e telemóveis, surgem como uma oportunidade para devolver a voz aos cidadãos, recolocando-os no centro da discussão pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário