segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dr João Carlos Correia

Curriculum

Pós Doutorado na Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, Agregado, Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Professor do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, aí lecciona em Graduação, Mestrado e Doutoramento. Tem sido pesquisador responsável de vários projectos científicos, é coordenador de linhas de pesquisa, Director do mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e Director da Revista “Estudos em Comunicação”.

É autor, entre outros, dos livros de “Teoria e Crítica do Discurso Noticioso” (Covilhã, Labcom Press, 2009); Comunicação e Sociedade: Estudos sobre Jornalismo e Identidades (Covilhã, UBI, 2005), “A Teoria da Comunicação de Alfred Schutz” (Lisboa, Livros Horizonte, 2005), “Comunicação e Cidadania: os media e a fragmentação do Espaço Público” (Lisboa, Livros Horizonte, 2004), “Jornalismo e Espaço Público” (Covilhã, UBI, 1998). Tem trabalhos publicados nas Revistas “Estudos em Comunicação”,"Agora.Net", "Media & Jornalismo", "Jornais e Jornalistas", "Comunicação e Linguagens", "Phaenomenon" e "Revista Filosófica de Coimbra". É autor de 27 capítulos de livros publicados, respectivamente, em Portugal (17), Brasil (7), Espanha (2) e Inglaterra (1) Apresentou mais de quarenta comunicações em Congressos, Jornadas e Seminários. Publicou 30 artigos em publicações nacionais e internacionais, dos quais 12 com arbitragem científica.

Apresentou cerca de 40 comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, dos quais 16 com arbitragem cientifica É Presidente do GT de Comunicação e Política da Sociedade Portuguesa de Comunicação (SOPCOM), sócio fundador da SOPCOM, do GT de Jornalismo da SOPCOM, do Centro de Investigação Media & Jornalismo e sócio pelo da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo. Os seus interesses repartem-se pelos seguintes áreas científicas: Estudos Jornalísticos; Jornalismo e Esfera Pública, Comunicação e Deliberação e Análise do Discurso Jornalístico. Além vida académica foi jornalista profissional na Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP), PÚBLICO, Gazeta do Interior e Notícias da Covilhã.

Resumo

Deliberação, novos media e Esfera Pública: a consolidação de paradigma e um desafio para os estudos em comunicação

Será a Internet um novo actor comunicativo dotado de potencialidades cívicas? De que modo os novos media podem fortalecer, nomeadamente ao nível do jornalismo, formas mais dinâmicas de participação cívica e de promoção da deliberação? A questão surge aqui articulada em torno do conceito “democracia deliberativa” um conceito interdisciplinar, onde a investigação científica na área dos Estudos da Comunicação e da Política se cruzam de forma pertinente.

Ao longo do ensaio que vou apresentar, caracteriza-se o modelo de democracia deliberativa. Seguidamente leva-se em conta a clarificação conceptual das condições necessárias para a existência de uma esfera pública que tenha em mente as exigências normativas da democracia deliberativa: uso público da razão sem coerção, inclusão dos participantes relacionados com o tema em discussão, igualdade e reciprocidade entre os participantes no debate. Analisa-se o papel desempenhado pela comunicação mediática na participação dos cidadãos. Reflecte-se criticamente sobre a ciberdemocracia, termo usado para designar, de forma genérica, experiências que recorreram às novas tecnologias para desencadear novas formas de participação. Finalmente, ter-se-ão em consideração as experiências levadas a efeito no âmbito do jornalismo que procuram mobilizar as TICS para aprofundar desenvolver e mobilizar aptidões e competências deliberativas. Finalmente, proponho que se repensem os estudos em comunicação no sentido de abranger novas linhas de pesquisa direccionadas para estes novos desafios
.

Sem comentários:

Enviar um comentário